A criatividade e a diversidade cultural são marcas brasileiras.

O Brasil tem uma economia diversificada, sólidas instituições, segurança jurídica para investidores nacionais e estrangeiros. Tais atributos, associados a políticas sociais inovadoras, são uma referência e posicionam o país como uma das maiores economias do século 21, levando o Brasil a desempenhar um papel estratégico no cenário econômico mundial.

Com forte mercado consumidor, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras em diversas indústrias e serviços, como nos setores de exploração do petróleo, biotecnologia, aviação, telecomunicações, automação bancária, agronegócios e biocombustíveis, entre outros. Riquíssimo em recursos naturais, o Brasil é um grande produtor de alimentos, detém uma ampla base industrial, além de tecnologia moderna e diversificada. Além disso, destaca-se também no cenário mundial nos segmentos da economia criativa.

Líder mundial na produção de petróleo em águas profundas e superprofundas, o país é o maior produtor mundial de biocombustíveis. A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo. Metade da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis. Atualmente, mais de 90% da frota de veículos brasileiros são equipados com motores flex-fuel.

A criatividade e a diversidade cultural são marcas brasileiras, presentes na indústria, na tecnologia e nos serviços produzidos no país. São características que contribuem para que a economia brasileira seja cada vez mais inovadora, competitiva e sustentável.

Além disso, como a principal prioridade do governo brasileiro é assegurar o desenvolvimento econômico sustentável e a prosperidade para todos, o investimento estrangeiro no Brasil assume um papel crucial ao auxiliar no alcance deste objetivo, razão pela qual o Brasil está aberto para negócios com os demais países e está entre os mercados mais procurados pelos investidores estrangeiros. A vantagem competitiva do Brasil no cenário de IED pode ser resumida em motivos sólidos como: